A terceira edição da VGRun será dia 12 de maio, em Várzea Grande. Apesar de faltar alguns meses pela frente, a maior corrida de rua de Várzea Grande já está em todo vapor, antes mesmo da largada dos 2.500 atletas esperados para 2019.
O VG Notícias, por meio de sua proprietária Edina Araújo – que é a idealizadora e organizadora do evento, já está pensando em toda fase de infraestrutura para garantir que os competidores desfrutem de uma das melhores provas de Mato Grosso, totalmente bem planejada, seguindo a tradição dos anos anteriores. 
A corrida é planejada com bastante antecedência, para garantirmos o sucesso das edições anteriores, e quiçá superá-lo. Todos os detalhes são pensados para que desta forma possamos oferecer o melhor serviço ao atleta, tais como: hidratação, massagem pós-prova, sistemas de aquecimento e alongamento, além de frutas frescas.
Para melhor comodidade dos nossos competidores, a prova repetirá o mesmo percurso dos anos anteriores, o que fará com que o corredor possa comparar seu rendimento de um ano para o outro.
A VGRUN além de ser uma prova esportiva tradicional, comemora o aniversário de Várzea Grande, que neste ano irá fazer 152 anos.
As inscrições serão feitas, neste primeiro momento, exclusivamente de forma online por meio do site Morro MT – https://www.morro-mt.com.br/

1. OBJETIVOS

A 3ª corrida VG RUN tem como principais objetivos: 

  • Promover movimento social e entretenimento entre os participantes e comunidades locais; 
  • Incentivar a prática regular de atividade física;  
  • Fomentar o turismo no Distrito da Passagem da Conceição; - Comemorar os 152º anos da Cidade de Várzea Grande-MT;

2. PROMOÇÃO, APOIO E PATROCÍNIO.

A 3ª corrida VG RUN será promovida pela VG Notícias, e contarão com apoio do Corpo de Bombeiro Militar, da Polícia Militar, Prefeitura municipal de Várzea Grande, da Federação Mato-Grossense de Atletismo/FAMT, patrocinadores do evento. 


 

3. A PROVA 

A 3ª corrida VG RUN será realizada no dia 12 de maio de 2019, (domingo) organizada pela VG Notícia pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob nº 094465280001-96, com sede Rua Carlos Castilho, nº 50, bairro Jd. Imperador II na cidade de Várzea Grande - Mato Grosso.  A prova terá duração máxima de 2h00min e o atleta que em qualquer dos trechos não estiver dentro do tempo projetado, serão convidados a se retirar da prova.


 

4. CATEGORIAS DA PROVA E REGRAS DE PARTICIPAÇÃO.

  • Categoria geral 5km e 10km;
  • Categorias PcD somente 5km.
  • Será obrigatório uso da camiseta do evento para participar da prova.
  • De acordo com a Norma 12 em seu artigo 1º, parágrafo 8º da Confederação Brasileira, a idade mínima para atletas participarem de prova de 5km é 14 (catorze) anos completo até 31 de dezembro do ano da prova, e 18 (dezoito) anos completo para o prova de 10km até 31 de dezembro do ano da prova.

Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) - Normas para participação de atletas com deficiências em corridas de rua.

Conforme o artigo 3º alínea “a” incisos III e IV, do CPB, a Organização da Corrida esclarece ainda que o desporto para as pessoas com deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de evento nessa área do desporto. No entanto, considerando-se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas com deficiências.

4.1 Cadeirantes (CAD)

O atleta que participa da competição com auxílio de cadeira de rodas (não motorizada) sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da organização nenhuma restrição quanto a peso, dimensões, número de rodas desde que obedeçam a padrões de competição ou uso diário. É obrigatório o uso de itens de segurança (Capacete, luvas e óculos), o acompanhante, ou seja, perna de aluguel terá que ser inscrito na prova para tal função.

4.2 Deficiente Visual (DV

Atleta sem visão e ou com visão parcial participará da corrida com um atleta guia. O Acompanhante do atleta deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das categorias. O atleta deverá estar unido ao guia por cordão (que deve ter no máximo 0,5m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na chegada, independente do grau de deficiência. Na realização da inscrição, informar quem será o guia enviando documento com foto. O Atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta.
O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mãos ou dedos. O guia deverá ser identificado com o uso de um colete de cor laranja fornecido pela organização.

4.3 Deficientes Físicos

- Amputado membros inferiores (AMP) – Classes funcionais - T42, T43 e T44.  O ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessa classe os atletas podem-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção.

- Amputados membros superiores - (DMS) – Classes funcionais - T45 e T46.

O ATLETA com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem utilizar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.  

Não haverá distinção entre classes, que concorrerá a premiação por categoria física.

4.4 PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD), serão ofertadas 10 vagas gratuitamente, devendo concretizar sua inscrição conforme instrução abaixo:  

  • Enviar para organização através do e-mail,  os documentos que comprove sua especificidade como corredor especial, (Laudo médico mais atualizado) destacando, Nome completo; nome da genitora, telefone de contato (fixo ou celular ou de alguém próximo); data de nascimento; RG, CPF; e nome da equipe ou Assessoria e patrocinador. Deverá enviar as documentações para o e-mail: (ualacegarciacba@gmail.com) ou entrar em contato (65) 9 9350-0690 Ualace Garcia.
  • Obrigatório apresentar laudo médico da deficiência e que ateste estar o atleta apto (a) a participar da competição, no ato da premiação (caso necessário).

4.5 No ato da inscrição, os atletas assessoria ou equipe declara que:

  •  Está ciente que antes de participar da corrida deve consultar um médico e um Profissional em Educação Física. 
  • Concorda com o regulamento assinalando a opção apresentada no sistema online ou na ficha de inscrição, o (a) participante aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade. 
  •  Portar o número de peito na parte frontal do corpo durante todo percurso da prova. 
  • Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, a comissão organizadora da corrida, até 30min após sua divulgação. 
  • Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidade legitimas de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet, ou outros meios eletrônicos. 
  • A inscrição na prova é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não comunicar aos organizadores do evento formalmente por escrito será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofre isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da organização da prova seus patrocinadores apoiadores e órgão público envolvidos na prova.
  • Os participantes inscritos são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude respondera por falsidade ideológica.

Termo de Responsabilidade: 

Eu, abaixo assinado, confirmo minha inscrição na 3ª Corrida VG RUN e declaro estar em perfeitas condições de saúde para disputar, isentando os organizadores, patrocinadores e demais entidades de apoio deste evento de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos e clínicos que eu venha a sofrer. 

  • O valor da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da prova.
  • Atletas/equipes que quiserem que conste identificação em seu número de peito, devem encaminhar seus devidos nomes, com a inscrição quitada até às 17 horas do dia 01 de maio/2019. APÓS ESTA DATA (01.05) OS NÚMEROS DE PEITO VIRÃO SEM IDENTIFICAÇÃO
  • Os (as) Atletas idosos ao realizarem a inscrição pelo sistema on-line disponível na internet renunciará neste ato o direito ao benefício de desconto de 50% do valor da inscrição, diante da impossibilidade e comprovação da sua condição de idoso através do sistema.

 

5. PERCURSO 

5.1 A Largada e chegada será no mesmo lugar para o percurso 10km e 5km na quadra 30 do loteamento Parque das Águas, situado na Av. da Passagem da Conceição, homologado pela CBAt (confederação Brasileira de Atletismo) e FAMT (Federação Mato-grossense de Atletismo). Mapa do percurso em anexo.

5.2 Haverá entrega de senhas para os atletas nos pontos críticos do percurso, e fiscalização da mesma na linha de chegada, caso o atleta chegue sem a senha será desclassificados.


6. HORÁRIOS DA LARGADA

6.1 Categorias PcD às 6h50min; 

6.2 CategoriaGeral 07h00min; 

6.3 horários da concentração dos atletas: A partir das 06h – na quadra 30 do loteamento parque das águas, situado na Av. da Passagem da Conceição.

6.4 O horário da largada da prova ficará sujeito às alterações em razão de ordem externa, tais como trafego, falhas de comunicação, suspensão de fornecimento de energia elétrica etc. 

ALERTA:

  • Considerando que o local da largada e chegada será mesmo lugar;
  • Considerando que para chegar à área de concentração possui somente uma via principal;
  • Informo-vos a todos participantes que esta via de acesso ao local da largada, será impedida de trânsito a partir das 06h30min.

 

7. INSCRIÇÕES E PRAZOS

7.1 As inscrições para 2ª Corrida VGRUN serão abertas a partir do dia 01 de fevereiro de 2019, e serão limitadas a 1500 (hum mil e quinhentos) participantes divididos nas provas de 5 km e 10 km com encerramento previsto no dia 30 de abril do corrente ano, ou até o preenchimento total das vagas. Após esta data, se ainda houver vagas, poderão ser feita na retirada do kit, a critério da organização da corrida. 

O valor das inscrições será de R$ 70,00+ 5,00 taxa.

Valor para assessorias e equipes com no mínimo 30 atletas será de R$: 60,00. Mais informações pelo e-mail morro@morro-mt.com

7.2 As inscrições serão realizadas somente pela internet através do site www.morro.mt.com.br

7.3 A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para efeitos de inscrição e classificação por faixas etárias é a que o atleta terá em 31 de dezembro de 2018. 


 

8. REGRAS GERAIS

8.1 A Organização não se responsabiliza pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição, cabendo ao atleta ou ao responsável o ônus por qualquer item que afronte o regulamento do evento. Mediante a constatação de fraude na inscrição, o atleta será desclassificado sem nenhum direito a recurso.  

8.2 Ao participar do evento o atleta assume a responsabilidade pelo fornecimento de seus dados e aceitos integralmente o Regulamento Geral da Prova, participando por livre e espontânea vontade, e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação, treinamento, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma. 

8.3 Serão colocados à disposição dos participantes inscritos os serviços de sanitários (banheiros químicos) e guarda-volumes, devidamente sinalizados.

8.4 A Organização recomenda que não sejam deixados valores nos guarda volumes (Exemplo: relógios, celulares, roupas e acessórios de alto valor, cartões de crédito, cheques, dinheiro etc.), por tratar-se de um serviço de cortesia. 

8.5 Não haverá reembolso por parte da Organização, bem como de seus patrocinadores, apoiadores oficiais e parceiros de segmento, de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos participantes do evento, independente de qual for o motivo, nem por extravio de materiais ou prejuízo que eventualmente os atletas venham a sofrer durante a participação na prova. 

8.6 A Organização poderá suspender o evento por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo e/ou motivos de força maior. 

Atendimentos médico 

Haverá unidades móveis de atendimento médico ao longo do percurso, incluindo largada e chegada. 

Postos de hidratação

 Serão disponibilizados postos de águas na área de largada e chegada, nos 3Km; 6,5 Km e 9 Km, para percurso de 10km e para o percurso de 5km terá postos de hidratação nos 1km e 2,5km e 4km e na área de chegada. 

Reclamação e protesto.

Quaisquer reclamações ou protesto só serão aceitos por escritos ao delegado representante da CBAt até 30 min após a divulgação do resultado final oficial conforme regras Internacionais da IAAF.


 

9. REGRAS ESPECÍFICAS DO EVENTO 

9.1 A corrida terá duração máxima de 2h (duas horas) sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após este período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.

9.2 A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes.  

9.3 Para os casos de emergência serão disponibilizados serviço de ambulância para os participantes. O atendimento médico de emergência será efetuado em hospitais da rede pública na cidade de Várzea Grande. 

Impedimentos legais

Quando um atleta for declarado suspenso ou impossibilitado de participar de provas pela IAAF, CBAt, FAMT, Justiça Desportiva ou, ainda, pela Justiça Comum, não poderá ser inscrito na competição. Caso venha conseguir a inscrição por meios ilegais, omitindo sua condição de “suspenso” ou “impossibilitado”, sua inscrição e eventual classificação serão consideradas sem efeito. 

Desclassificações – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:  

  • Quando houver troca de número ou do chip eletrônico;  
  • Ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;  
  • Deixar de passar nos pontos determinados como “postos de controles”;  
  • Largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;  
  • Empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem;  
  • Desacatar outro atleta, o público, a arbitragem ou os organizadores. 

Não haverá pagamento de cachê para nenhum ATLETA 

MONTAGEM DE TENDAS: As tendas na arena do evento serão todas padronizadas e identificadas.

Parágrafo único- As tendas para equipes e Assessorias serão limitadas.

  • Equipes ou Assessorias que se inscreverem com 30 (atletas), ganharão 1(uma) tenda de 5m x 5m, não sendo cumulativo.
  • Equipes ou Assessorias com menos de 30 (trinta) atletas, não terão tendas.
  • Equipes ou Assessorias que queiram ter espaços para tendas, para recepcioná-los seus atletas devem solicitar através do email: cidaconagin@yahoo.com.br, enviar o logo da sua equipe ou Assessoria, no prazo de 15 dias com antecedência do dia da prova.
  • Os locais das tendas serão sorteados entre as equipes e assessoria que solicitaram. 
  • As equipes que inscreverem 50 ou mais atletas terá direito a 1 cortesia.
  • Para garantir desconto nas inscrições as assessorias ou equipes, terão de inscrever no mínimo 25 atletas.

CONGRESSO TÉCNICO:

Com objetivo de sanar quaisquer dúvidas sobre a prova, haverá reunião entre os chefes de equipe, Assessorias e atletas sobre os seguintes assuntos:

  • Estacionamento;
  • Percursos;
  • Premiação;
  • Local de descarga de material;
  • Horários de chegada;
  • Entrega do kit;
  • Posto de hidratação e outros;

Será divulgado posteriormente a data, local e horário.


 

10. RETIRADA DO KIT  

O kit contempla as seguintes peças:  

  • Camiseta alusiva ao evento;  
  • Chip eletrônico descartável;  
  • Número de inscrição, também conhecido como número de peito.
  • Sacola e outros.

Não haverá entrega de kits no dia do evento.

10.1 Obrigatoriedade – Todos os atletas devidamente inscritos na prova estão obrigados, sob pena de desclassificação, a utilizar o chip de forma correta e o número de inscrição, corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta.

10.2 A retirada do kit, será pessoalmente ou por terceiro devidamente autorizado, deverá ser feita das 10h às 21h entre os dias 08 a 10 de maio de 2019, através da apresentação obrigatória da ficha de inscrição ou de um documento de identificação oficial com foto. Esse representante deverá estar munido de documento pessoal com foto para conferência no momento da retirada. O local será informado posteriormente pela organização.

10.3 A colocação do chip é de responsabilidade de cada atleta, que deverá verificar o modo correto de inseri-lo no tênis.


 

11. PREMIAÇÃO 

11.1 MEDALHAS

Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os atletas que completarem rigorosamente o percurso, e estiverem com o número de peito fixado na parte frontal, devendo entregar o picote para retirada da medalha. A premiação seguirá a Norma 07 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) considerando o tempo bruto, ou seja, a ordem de chegada como critério para definir os vencedores Gerais nas provas de 5km e 10km, conforme descrito abaixo: 

11.2 CATEGORIA GERAL 10KM.

Masculino e Feminino

  • 1° Lugar: Troféu + R$ 500,00
  • 2° Lugar: Troféu + R$ 300,00
  • 3° Lugar: Troféu + R$ 200,00

11.3 CATEGORIA GERAL 5KM.

Masculino e Feminino

  • 1° Lugar: Troféu + R$ 400,00
  • 2° Lugar: Troféu + R$ 200,00
  • 3° Lugar: Troféu + R$ 150,00

11.4 CATEGORIA ESPECIAL SOMENTE NA PROVA DE 5KM.

Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria: Cadeirantes, Deficiente Físico e Deficiente Visual.

Masculino e Feminino

  • 1° Lugar: Troféu
  • 2° Lugar: Troféu
  • 3° Lugar: Troféu


11.5 CATEGORIA POR FAIXA ETÁRIA

Com a relação à faixa etária, será considerado o tempo liquido. Serão premiados os três primeiros lugares de cada faixa etária o 1º lugar com troféus e 2º e 3º com medalhas diferenciadas, nas provas de 5km e 10 km conforme abaixo: 

     Masculino     /      Feminino

De 18 a 24 anos  /  De 18 a 24 anos

De 25 a 29 anos  /  De 25 a 29 anos 

De 30 a 34 anos  /  De 30 a 34 anos

De 35 a 39 anos  /  De 35 a 39 anos

De 40 a 44 anos  /  De 40 a 44 anos

De 45 a 49 anos  /  De 45 a 49 anos

De 50 a 54 anos  /  De 50 a 54 anos

De 55 a 59 anos  /  De 55 a 59 anos

De 60 a 64 anos  /  De 60 a 64 anos

De 65 a 69 anos  /  De 65 a 69 anos

De 70 a 74 anos  /  70 anos acima

75 anos acima     /  

OBS: HAVERÁ SORTEIO DE BRINDES ENTRE OS PARTICIPANTES.

11.6 Os premiados só receberão seus respectivos valores se apresentarem algum documento de identificação com foto, como RG ou passaporte.  

11.7 Em nenhuma hipótese haverá premiação em duplicidade.


 

12. CONSIDERAÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição, firmada pelo atleta ou seu procurador, importa na declaração de conhecimento e aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento, não podendo, via de consequência, em momento algum, alegar ignorância ou desconhecimento das condições aqui estipuladas. 

12.2 O presente regulamento segue as regras gerais de Provas de Rua da Confederação Brasileira de Atletismo estando devidamente aprovado.

12.3 Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos por critério da direção geral da prova, não cabendo qualquer outra apelação.  

12.4 Para efeito de Marketing o espaço da arena de largada (Entrada do Distrito da Passagem da Conceição), da chegada bem como todo o percurso de prova é de propriedade única e exclusiva da VG Notícias, realizadora do evento, que poderá ceder espaços para positivação dos patrocinadores e parceiros da 3ª Corrida VGRUN 2019. É expressamente proibido, dentro dos limites da área de atuação da prova ações de distribuição de bonés, camisetas, panfletos e outros materiais que não sejam do organizador, patrocinador ou apoiador da Corrida.  

12.5 Este regulamento estará disponível no site da VG Notícias e morro.com.br. 

 

Várzea Grande – MT, Janeiro de 2019.          

 

 

 

Realizador:....: VG Notícias

Organizador...: Edina Araújo

Responsável...: UALACE GARCIA

Contatos........: (65) 99350-0690  

E-mail........: ualacegarciacba@gmail.com

  • As informações divulgadas nesta página, assim como toda a organização do evento, são de responsabilidades do organizador.

  • Informamos ainda que a Morro MT é a empresa contratada para prestação de serviços de inscrições online e em alguns casos a cronometagem eletronica.