A Corrida das Águas tem como objetivos:

- Possibilitar aos praticantes de esporte uma corrida de pedestrianismo de caráter sócio-esportivo;

- Proporcionar a revelação e o aprimoramento de atletas em geral;

- Expandir a prática desportiva dessa modalidade. 

- Fomentar o turismo de Chapada de Guimarães.

1- OBJETIVOS 

A Corrida das Águas tem como objetivos:

- Possibilitar aos praticantes de esporte uma corrida de pedestrianismo de caráter sócio-esportivo;

- Proporcionar a revelação e o aprimoramento de atletas em geral;

- Expandir a prática desportiva dessa modalidade. 

- Fomentar o turismo de Chapada de Guimarães.

OBSERVAÇÃO: Regulamento atualizado em  28/08/2019 às 10hs

Novas atualizações poderão ser realizadas até o início da entrega dos kits de participação de acordo com as necessidades técnicas do evento.


2- PROMOÇÃO, APOIO e PATROCÍNIO

A Corrida das Águas será promovida pela empresa Águas Lebrinha, que é detentora exclusiva da marca. Contará com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Aeronáutica, da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, do Policiamento Rodoviário Estadual, da Federação Mato-grossense de Atletismo/FAMT e com patrocinadores, parceiros e apoiadores do evento.


3- PARTICIPAÇÃO

3.1 Poderão participar da Corrida das Águas atletas de ambos os sexos, a partir de 18 anos. A idade a ser considerada para os atletas é aquela que ele terá em 10 de novembro de 2019.

A Corrida das Águas será dividida nas seguintes categorias e naipes no masculino e feminino:

3.1.1 Categoria por faixa etária 10k

3.1.2 Categoria por faixa etária 5k
Masculino e Feminino:
18 a 29 anos;
30 a 39 anos;
40 a 49 anos;
50 a 59 anos;
60 anos acima.

 

CATEGORIAS PCD

Cadeirante (CAD)

Deficiente visual (DEV)

Deficiente físico andante membro inferior (DMAI)

Deficiente físico andante membro superior (DMS)

Obs. A categoria PCD só terão inscrições para 5k; a

INCRIÇÕES ATLETAS PCD´s

Custo: Zero. (Desde que comprove a condição de PDC)

Onde Realizar as inscrições:  Presencial, no 1º Dia da entrega do Kit (07/11/2019)

O que Levar: Carteirinha + Laudo Médico

Norma vigente e que será seguida: 007/2019 da FAMT (Abaixo na Íntegra)

Distância liberada para a Categoria PCD: 5K

KIT: Número de Peito + Chip Eletronico + Seguro (Medalha caso conclua a prova)

*Caso Haja disponibilidade de camiseta, a organização poderá tomar a decisão de fornecer as mesmas sem custo, conforme numeração disponível no momento da inscrição. 

NOTA OFICIAL Nº 007/2019/FAMT

PARTICIPAÇÃO DE PCD EM CORRIDAS DE RUA

Às Pessoas Com Deficiência (PCD) e aos Promotores de Corridas de Rua

Senhores e Senhoras,

A Federação de Atletismo de Mato Grosso – FAMT, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao que determina a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) no que diz respeito ao desenvolvimento das Corridas de Rua, esclarece:

• A Norma 07 da CBAT é o instrumento de RECONHECIMENTO E HOMOLOGAÇÃO DE CORRIDAS DE RUA em todo o território nacional e cabe à FAMT fazer cumprir em Mato Grosso;

• O Anexo II da Norma 07 é o instrumento que normatiza a participação de Atletas com Deficiências em Corridas de Rua no Brasil e que é expedido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a CBAt.

Em relação ao ATLETA COM DEFICIÊNCIA, o Anexo II estabelece:

Fazem parte desta CATEGORIA os atletas com algum tipo de deficiência. Os atletas podem ou não ter uma classificação esportiva. Não tendo essa classificação, disputam a corrida em classes participativas. Tendo classificação esportiva reconhecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ou Comitê Paralímpico Internacional (IPC), comprovada através da carteira de identidade esportiva ou documento emitido pelo CPB ou IPC com essa finalidade, disputam a corrida em classes competitivas (IPC, 2019, p.01).

São consideradas as seguintes classes competitivas:

• CADEIRANTE (CAD) – T32, T33, T34, T51, T52, T53 e T54;

• DEFICIENTE VISUAL (DV) – T11, T12 e T13;

• AMPUTADO – MEMBROS INFERIORES (AMP) – T42, T43 e T44;

• AMPUTADO – MEMBROS SUPERIORES (DMS) – T45 e T46;

• DEFICIENCIA DE MEMBROS INFERIORES (com próteses) – T61 – T64;

• DEFICIENCIA DE MEMBROS INFERIORES (com próteses) – T61 – T64.

Deste modo, os atletas destas classificações necessitam de documento comprobatório, caso desejem fazer parte da CLASSE COMPETITIVA em eventos de atletismo independentemente das leis de gratuidade (quando existirem). Aqueles que não se enquadrem nestes critérios, ou que não apresentem documento comprobatório específico, competirão em CLASSE PARTICIPATIVA, conforme estabelecido na norma em questão.

Cuiabá, 17 de abril de 2019.

Tomires Campos Lopes

Presidente da FAMT

CATEGORIA PCD´S NORMTIZADO PELA NORMA 007/2019 

A Organização da Corrida esclarece que o desporto para as pessoas portadoras de deficiências é regulado e dirigido por entidades específicas, não cabendo à realizadora deste evento e as entidades de administração do atletismo realização de eventos nessa área do desporto. No entanto, considerando-se o caráter de manifestação de massa que as corridas de rua possuem, definiu-se pela participação de atletas portadores(as) de deficiências, que deverá ser realizada da seguinte forma:

Parágrafo Único: O pódio será formado/composto pela ordem de chegada dentro dos parâmetros da norma 007/2019. Os demais atletas terão a sua classificação definida pelo tempo líquido apontado pela cronometragem eletrônica, Tendo para esta categoria somente na distância 5k.

3.1.3 – Atleta PCD´S (Prova de 5K) – Premiação apenas para o 1º Lugar de cada uma das categorias Masculino e Feminino.

CATEGORIAS PCD´S – PROVA 5 K

Cadeirante (CAD) – Atletas com Hand Bike não serão Classificados

Deficiente visual (DEV)

Deficiente Físico Andante Membro Inferior (DMAI)

Deficiente Físico Andante Membro Superior (DMS)

Não haverá acúmulo de premiação em nenhuma prova, de modo que os atletas que tiverem recebido premiação geral estarão excluídos da premiação por faixa etária, assim como os atletas premiados nas faixas etárias estarão excluídos da premiação de atleta mais idoso.

1-  CATEGORIAS ATLETAS PCD´S

Categoria dividida em quatro subcategorias que competirão independentes (CADEIRANTE, DEFICIENTE VISUAL, DEFICIENTE ANDANTE MEMBRO INFERIOR, DEFICIENTE ANDANTE MEMBRO SUPERIOR).

A - Fazem parte dessa categoria os atletas portadores de necessidades especiais mencionadas acima. Serão separados de acordo com essa descrição e concorrerão à premiação específica.

B – Será obrigatório apresentar os equipamentos de segurança.

O ATLETA que estiver apto a participar do pelotão PCD poderá se inscrever sem custo nas cotas disponibilizadas pela organização com isenção da taxa de inscrição.

D - Obrigatório apresentar laudo médico no ato da Inscrição e ou Premiação, se for o caso.

Cadeirantes (CAD)

 O atleta que participa da competição com auxílio de cadeira de rodas (não motorizada) sem auxílio de terceiros. O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da organização nenhuma restrição quanto a peso, dimensões, número de rodas desde que obedeçam a padrões de competição ou uso diário. Obrigatório uso de itens de segurança (capacete, luva e óculos).

Cadeirante (CAD) – Atletas com Hand Bike não serão Classificados

Deficiente Visual (DEV)

Atleta sem visão e ou com visão parcial participará da corrida com um atleta-guia. O acompanhante do atleta deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das categorias. O atleta deverá estar unido ao guia por cordão (que deve ter no máximo 0,5m de comprimento) a um dos dedos da mão ou ao braço, por todo o percurso, inclusive na chegada, independente do grau de deficiência. Na realização da inscrição passar informações sobre o guia (documento com foto).

Deficiente Físico Andante Membro Inferior (DMAI)

Atleta que tem deficiência no(s) membro (s) inferior (es) que dificulte seu caminhar ou correr.

Deficiente Andante Membro Superior (DMS)

Atleta que tem deficiência no(s) membro (s) superior (es) que dificulte seu caminhar ou correr.

GUIA = Participante Guia - Todo participante que durante a competição acompanha e conduz o participante deficiente visual, zelando por sua integridade e segurança. Não tem direito a premiação ou participar nas categorias ou classificação geral.

Todos os demais participantes que não se enquadrarem nos parâmetros estabelecidos para as categorias acima serão normalmente inscritos na CATEGORIA GERAL.


4 -  INSCRIÇÕES 

4.1 As inscrições da Corrida das Águas serão limitadas a 1.000(mil) participantes divididos nas provas de 5K e 10K, e poderão ser realizadas no site a partir do dia 03 de Setembro com encerramento no dia 01 de Novembro, ou até o preenchimento total das inscrições.

Fica ainda registrado que a organização poderá ajustar as quantidades e a forma de comercialização para se adequar ao mercado e pela demanda.

4.2  A inscrição será feita online no site específico da corrida; www.lebrinha.com.br ou www.morro@morro-mt.com;

4.3 O custo da inscrição para a corrida será:

Kit Completo

Lote 01 (1.000kits) - R$ 90,00 + taxa do sistema

Kit para equipes

Equipe com 20 atletas no mínimo

R$ 85,00 (kit completo)

Os corredores que estiverem sem o chip não concorrerão à premiação.

4.4 O atleta deverá preencher a ficha de inscrição em todos os campos solicitados, sem abreviaturas.

4.5   Ao preencher a ficha de inscrição, o atleta / assessoria e/ou equipe declara que:

A) Disputará a Corrida das Águas por livre e espontânea vontade, isentando de quaisquer responsabilidades os organizadores, patrocinadores, apoiadores e realizadores, em nome dele - atleta - e de seus herdeiros.

B) Está ciente de que devem consultar um médico e um professor de Educação Física, especializado em preparar atletas para competições, em especial, corridas de rua.

C) Autoriza o uso de fotografias, filme ou outra gravação contendo imagens de sua participação neste evento para finalidades legítimas de divulgação do evento através de veículos impressos, televisivos, internet ou outros meios eletrônicos.

D) Para a sua participação é imprescindível que o atleta esteja inscrito oficialmente, devendo portar o número de peito.

E) Qualquer reclamação sobre o resultado parcial ou final da competição deverá ser feita, por escrito, à comissão organizadora da Corrida, até 30 minutos após sua divulgação. 

F) Termo de responsabilidade:

Eu, abaixo assinado, confirmo minha inscrição na Corrida das Águas e declaro estar em perfeitas condições de saúde para disputar a prova, isentando os organizadores, patrocinadores e demais entidades de apoio deste evento de qualquer responsabilidade sobre eventuais acidentes e/ou danos físicos e clínicos que eu venha a sofrer.


5 – ENTREGA DE KIT, IDENTIFICAÇÃO E CHIP ELETRÔNICO 

5.1 Entrega de KIT

a)   A entrega do kit será efetuada nos dias:

Dias 07/11/2019 e 08/11/2019 em local a ser definido; e dia 09/11/19 das 15 às 19hs na praça de Eventos em Chapada dos Guimarães.

Não será feita entrega de Chips/Kits no dia do evento

Para a retirada do Kit será necessário apresentar:

Documento com foto (original)

Comprovante de pagamento.

Assessoria Esportiva / Listagem dos participantes com a assinatura do responsável

Obs. 1. O atleta receberá um número de peito, com a cor correspondente ao percurso inscrito, que deverá ser afixado na parte frontal da camiseta durante a corrida.

Obs. 2. O kit será entregue nos dias e horários descritos no item 5.1 deste regulamento. 

Obs. 3. Os kits que não forem retirados até a data limite, serão doados pós prova a critério do realizador..

Sobre o CHIP Descartável

O Chip será entregue junto com o KIT nos dias e horários descritos no item 5.1 deste regulamento.

O Chip deverá ser afixado no cadarço do tênis observando-se a sua correta colocação.


6 - DA COMPETIÇÃO 

6.1 - A Corrida das Águas realizar-se-á:

Data: 10 de novembro de 2019 (domingo)

Local da Largada e Chegada: Praça de Eventos de Chapada dos Guimarães

Horário da Concentração dos Atletas: a partir das 06h – Praça de Eventos de Chapada dos Guimarães, próximo do local de largada.

Horário da Largada: 7h15min

07h15min PCD

07h17min Pelotão GERAL

Distância do Percurso: 10 k e 5k

Mapa do Percurso em anexo

6.2 A distância de 10k e 5k deverá ser cumprida por todos os atletas de todas as categorias.

6.3 Será desclassificado o atleta que:

- Não cumprir rigorosamente o percurso;

- Dificultar a ação de outros concorrentes;

- Chegar sem o número de identificação;

- Apresentar durante a corrida conduta antidesportiva;

- Pegar carona de autos, bicicletas e similares;

- Trocar o número de identificação e chip antes, durante ou depois da corrida;

- Encobrir o número e/ou o nome dos patrocinadores;

- Escapar da saída da prova antes do seu início oficial.

6.4 A competição será finalizada duas horas após a largada do pelotão masculino.


7-  PREMIAÇÃO - Não Haverá Premiação em Dinheiro

7.1 Na categoria Geral, masculino e feminino, o vencedor será declarado pelo tempo bruto, por ordem de chegada (primeiro, segundo e terceiro lugares). Para as demais categorias será considerado o tempo líquido apurado pela cronometragem eletrônica.

7.2 A premiação será no local para: os campeões gerais 1º.;2º.;3º.,lugares das categorias masculino e feminino; para os 1º., 2º., 3º., dos 5k e 10k por faixas etárias  e os ganhadores PCD 5k 1º.lugar por categoria masculino e feminino.

MEDALHAS

Somente serão classificados e terão direito à medalha de participação os atletas que completarem rigorosamente o percurso, estiverem com o número de peito afixados na parte frontal, estiverem inscritos na prova, devendo entregar o picote para a retirada da medalha.  

PREMIAÇÃO 10K

TROFÉUS: para os participantes da prova de 10k

- 1º Lugar Geral no Masculino e no Feminino 

- 2º Lugar Geral no Masculino e no Feminino 

- 3º Lugar Geral no Masculino e no Feminino 

-  Para os 1º., 2º., e 3º., Lugar por Faixa Etária dos 10K MASCULINO E FEMININO 

PREMIAÇÃO 5K

Troféus: para os participantes da prova de 5K

- 1º Lugar Geral no Masculino e no Feminino 

- 2º Lugar Geral no Masculino e no Feminino 

- 3º Lugar Geral no Masculino e no Feminino   

-  Para os 1º., 2º., e 3º., Lugar por Faixa Etária dos 10K MASCULINO E FEMININO 

Categoria PCD

Troféus: categoria PCD para os participantes da prova de 5K

-  Para os 1º. Lugar por categoria 5K MASCULINO E FEMININO 

Não haverá em nenhuma hipótese acúmulo de premiação.


8. DISPOSIÇÕES GERAIS 

8.1. A comissão organizadora da Corrida das Águas, bem como seus patrocinadores, apoiadores e realizadores, não se responsabilizam por prejuízos ou danos causados pelo atleta inscrito na Corrida, a terceiros ou outros participantes, sendo esses de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.

8.2.  A comissão organizadora recomenda aos atletas rigorosa avaliação médica no período que antecede a competição.

8.3.  No dia da competição, bem como na véspera, o atleta deverá estar bem hidratado.

8.4.  Os participantes deverão chegar ao local do evento com, pelo menos, uma hora de antecedência ao horário da largada.

8.5. Durante o percurso o atleta deverá seguir as orientações e sinais dos fiscais e guardas de trânsito.

8.6. A Comissão Organizadora disponibilizará 1 Ambulância Móvel no local da largada / chegada e  1 carro de apoio ao longo do percurso preparado para resgatar os atletas que não conseguirem terminar o percurso ou que se sentirem mal.

8.7. Os atendimentos de emergência serão encaminhados e efetuados em rede pública.

8.8.  Poderá ser realizado exame antidoping nos atletas da Corrida, a critério da Comissão Organizadora.

8.9. O atleta deverá observar o percurso, não sendo permitido qualquer meio auxiliar, para alcançar qualquer tipo de vantagem.

8.10. A Organização poderá, a qualquer tempo, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, adicionar ou limitar o número de inscrições do evento em função de necessidades/disponibilidades técnicas-estruturais sem prévio aviso. A Organização poderá, ainda, mudar a data e/ou o horário do evento caso exista algum fator que impeça a realização dele na data definida.

8.11.  Chip Eletrônico Descartável – A sua retirada deverá ser feita conforme os dias de entregas de kit mencionados acima;

8.12. É fundamental e imprescindível a leitura deste regulamento.

8.13. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora.


9. Regulamento das equipes e assessorias. Declaro que;

  • Os dados pessoais que foram ou serão fornecidos para efetivar esta inscrição no evento são de minha total responsabilidade e/ ou de meu representante técnico, dirigente ou coordenador de equipe e ou assessoria.
  • Li e estou plenamente de acordo com o Regulamento do evento, disponível na página de internet, declinando, expressamente, que todas as normas e regras constantes são pautadas pelo equilíbrio e bom senso e não posso, assim, alegar futuramente não concordar com elas.
  • Participo deste evento por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os Organizadores, Patrocinadores e Realizadores, em meu nome e de meus sucessores.
  • Estou ciente de meu estado de saúde e de estar capacitado (a) para a participação, gozando de saúde perfeita e de haver treinado adequadamente para este evento, em virtude de qualquer espécie de dano praticado contra quem quer que seja.
  • Assumo ressarcir quaisquer valores decorrentes de danos pessoais ou materiais por mim causados durante a minha participação neste evento.
  • Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização de minha imagem (inclusive direitos de arena), renunciando ao recebimento de quaisquer rendas que vierem a ser auferidas com materiais de divulgação, campanhas, informações, transmissão de tv, clipes, reapresentações, materiais jornalísticos, promoções comerciais, licenciamentos e fotos, a qualquer tempo, local ou meio e mídia atualmente disponíveis ou que venham a ser implementadas no mercado para este e outros eventos.
  • Estou ciente de que, ao me cadastrar ou inscrever, estou me incluindo automaticamente no banco de dados, autorizando esta, desde já, a enviar para o endereço eletrônico ou físico cadastrado, qualquer tipo de correspondência eletrônica ou física para participar de qualquer promoção ou ação promocional e programas de incentivo bem como comercial, desenvolvida pela mesma e ou por seus parceiros.
  • Assumo todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, traslados, seguros, assistência médica e quaisquer outras despesas necessárias, ou provenientes da minha participação neste evento; antes, durante ou depois do mesmo.
  • Como representante, técnico, ou coordenador de equipe, estou de acordo com o regulamento da prova e com minhas responsabilidades acima especificadas, em qualquer tempo e ou local, nada tendo a reclamar, ora ou futuramente, em razão de suas normas e regras, estando todas dentro da mais cristalina boa fé e estrito bom senso. Declaro que a decisão e escolha de incluir e/ou excluir atletas no referido evento através do sistema de inscrição é de única e exclusiva responsabilidade do treinador. A ORGANIZAÇÃO se isenta de qualquer decisão, avaliação pessoal ou direta junto ao atleta, ficando responsável o treinador pela exatidão das informações, pois, se o atleta tem ciência de sua participação ou de sua inscrição para o evento, a responsabilidade será dele e de seu treinador.
  • Aceito não portar, bem como não utilizar dentro das áreas do evento, incluindo percurso e entrega de kit, ou qualquer área de visibilidade no evento voltada ao público, ou meios de divulgação e promoção, nenhum material político, promocional ou publicitário, nem letreiros que possam ser vistos pelos demais sem autorização por escrito da organização; e também, nenhum tipo de material ou objeto que ponha em risco a segurança do evento, participantes e / ou das pessoas presentes, aceitando ser retirado pela organização ou autoridades das áreas acima descritas.
  • Em caso de participação neste evento, representando equipes de participantes ou prestadores de serviços e/ ou qualquer mídia ou veículo, declaro ter pleno conhecimento, e que aceito o regulamento do evento, bem como, a respeitar as áreas da organização destinadas às mesmas, e que está vedada minha participação nas estruturas de apoio às equipes montadas em locais inadequados, ou que interfiram no andamento do evento, e também locais sem autorização por escrito da organização, podendo ser retirado em qualquer tempo.
  • Independentemente de estar presente ou não no ato da inscrição, bem como da retirada de meu kit de participação, que fora devidamente celebrada por mim, ou por intermédio de meu TREINADOR, CAPITÃO DE EQUIPE OU ADMINISTRADOR DE EQUIPE, declaro estar ciente de todo o teor do regulamento da prova, bem como de meus direitos e obrigações dentro do evento, tendo tomado pleno conhecimento das normas e regulamentações da prova, outorgando-as, expressamente, plena validade, uma vez que pautadas por bom senso e boa fé.
  • Estou ciente de que todos os serviços estarão disponíveis somente após o efetivo pagamento da inscrição e que é de responsabilidade do ATLETA inscrito acompanhar as comunicações enviadas por e-mail ao seu endereço eletrônico cadastrado, bem como acessar o site do evento para verificar possíveis modificações deste regulamento, notícias e informações sobre a disponibilização dos serviços e/ou cortesias para sua participação no evento.
  • Caso seja oferecido pela ORGANIZAÇÃO o serviço de empréstimo de chip de cronometragem, elaboração, fornecimento de resultados e/ou divulgação e publicação dos mesmos, o participante fica ciente de que a responsabilidade do correto uso do chip e instalação em seu corpo / vestuário é de sua exclusiva responsabilidade, bem como a passagem no tapete de captação de dados instalado, pois se tratam de equipamentos eletrônicos, que podem sofrer algum tipo de interferência e/ou perda de informações, ficando isenta a ORGANIZAÇÃO e Realizadores do fornecimento dos mesmos.

Realizador:....: Águas Lebrinha

Organizador...: Genilson Marques 

Contatos........: (65) 99950-1030

E-mail............: genilson.superasport@gmail.com

  • As informações divulgadas nesta página, assim como toda a organização do evento, são de responsabilidades do organizador.

  • Informamos ainda que a Morro MT é a empresa contratada para prestação de serviços de inscrições online e em alguns casos a cronometagem eletronica.