A 4ª Corrida de Rua da Paróquia Divino Espírito Santo, evento sem fins lucrativos, vem dar continuidade ao incentivo da prática de atividade física a fim de estimular e promover a saúde dos paroquianos e a população como um todo.

Esta corrida é organizada por uma comissão instituída pela Paróquia Divino Espírito Santo, constituída por fiéis colaboradores da Paróquia, que terá competência para resolver os casos omissos deste regulamento, quaisquer problemas ou responder dúvidas desta corrida.

FINALIDADE

O presente regulamento tem por finalidade estabelecer as normas a serem cumpridas para cada atleta dentro de sua categoria, que estiverem participando da 4ª Corrida da Paróquia Divino Espírito Santo.


 


CAPÍTULO I – A CORRIDA

 

Artigo 1º. A corrida será realizada em 05 de maio de 2024, com largada e chegada na frente da Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo, sito à Rua Amaro F. Falcão, 622, Morada da Serra, CPA II.

Artigo 2º. O horário da concentração será às 6:00H e de largada da corrida será às 6:30H para categoria PCDs e 70+ (70 anos acima), 6:35H para geral, com qualquer condição climática.

Parágrafo único – O horário de largada da corrida ficará sujeita às alterações em razão de eventuais problemas de ordem externa, tais como, tráfego intenso, falhas de comunicação ou suspensão no fornecimento de energia.

Artigo 3º. A corrida será disputada na distância de 7,00 km, somente para o público adulto, com percurso determinado pela organização do evento e divulgado no site de inscrição.

Artigo 4º. A corrida terá duração de 120 minutos para o circuito de 7 Km.

Parágrafo 1 - Dentro do tempo total da corrida, haverá tempos corte conforme descrito abaixo:

2 km - 30 min (primeiro ponto de monitoramento)

4 km - 60 min (segundo ponto de monitoramento)

6 km - 90 min (terceiro ponto de monitoramento)

7 km - 120 min (quarto ponto de monitoramento)

Parágrafo 2 - Cada participante deverá passar pelo ponto de monitoramento de prova, dentro do tempo estipulado para cada Km determinado acima; o mesmo não será desclassificado, porém esses pontos serão desmontados para garantir a fluidez do tráfego veicular.

Parágrafo 3 - A prova de 7km terá a duração máxima de 2h00min e o atleta que em qualquer dos trechos não estiver dentro do tempo projetado, será convidado a se retirar da prova (conduzido em carro de apoio até a largada da prova)

Artigo 5º Esta corrida é organizada pela Paróquia Divino Espírito Santo, através de uma Comissão Organizadora, constituída por fiéis colaboradores da Paróquia, que terá competência para resolver os casos omissos deste regulamento, quaisquer problemas ou responder dúvida durante a corrida.

Artigo 6º. A corrida será disputada nas categorias PCDs e GERAL masculino e feminino, sendo esta subdividida por faixas etárias:

18 à 29 anos

30 à 39 anos

40 à 49 anos

50 à 59 anos

60 à 69 anos

70 anos acima

 


CAPÍTULO II – INSCRIÇÃO

Artigo 7º. Poderão participar da corrida o (a) competidor (a), aqui denominado (a) atleta, que se inscrever na corrida, realizar o pagamento do valor correspondente à inscrição no prazo determinado e expressar concordância com as normas deste Regulamento.

Parágrafo único - Os atletas podem participar DA PROVA inscrevendo-se em apenas uma única CATEGORIA, conforme descrito no artigo 6º.

Artigo 8º. As inscrições serão realizadas na Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo e no Site do Morro-MT (www.morro-mt.com.br).

Parágrafo único. Pelo pagamento da inscrição, o (a) atleta irá receber um kit contendo (número de peito, chip, camiseta e medalha para aqueles que completarem a corrida.

Artigo 9º. As inscrições para a 4ª corrida da Paróquia Divino Espírito Santo serão divididas por lotes, sendo:

  • 1º Lote com 100 (cem) inscrições no valor de R$50,00 (cinquenta reais); + Taxa do site
  • 2º Lote com 200 (duzentas) inscrições no valor de R$60,00 (sessenta reais); + Taxa do site
  • 3º Lote com 200 (duzentas) inscrições no valor de R$65,00 (sessenta e cinco reais). + Taxa do site

Parágrafo 1 - inscrição sendo realizada através do site: www.morro-mt.com.br, haverá o acréscimo de R$ 5,00 (cinco reais) referente ao custo do boleto bancário.

Parágrafo 2 - Inscrições para PCD, serão realizadas presencialmente pelo próprio atleta, sem custo algum, de acordo com a Lei Municipal nº 6.254 de 16 de janeiro de 2018; A gratuidade prevista no art. 3º desta Lei será concedida no momento da inscrição mediante apresentação de cópia de laudo médico ou de qualquer outro documento que comprove a condição de pessoa com deficiência

ATENÇÃO:
a. Preencha corretamente e por completo sua ficha de inscrição;

b. Forma de pagamento da inscrição: em espécie, cartão de crédito/débito, boleto e Pix;

c. O valor e a data de sua inscrição serão considerados a partir da data da efetivação do PAGAMENTO;

d. O COMPROVANTE DE PAGAMENTO é um documento único, sendo de total responsabilidade do inscrito, não possuindo a ORGANIZAÇÃO cópia do mesmo. A organização não poderá ser responsabilizada pela perda ou extravio deste documento;

e. A organização da 4ª Corrida do Divino Espirito Santo não se responsabiliza por inscrições que não sejam efetivadas por problemas de conectividade ou na internet utilizada pelo ATLETA, bem como falhas técnicas de computadores;

Artigo 10º. No ato da inscrição, ao concordar com o regulamento, assinalando a opção apresentada na ficha de inscrição, o (a) atleta aceita todos os termos do regulamento e assume total responsabilidade por sua participação no evento de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE que é parte integrante deste regulamento.

Artigo 11º. As inscrições serão encerradas no dia 04/05/2024 às 17h00min, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite de 500 (quinhentos) inscritos.

Artigo 12º. A comissão organizadora da corrida poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.

Artigo 13º. Os atletas são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Os atletas concordam que o e-mail será o meio de comunicação utilizado pela organizadora para repassar informações e atualizações referentes à corrida.

Artigo 14º. A quantia paga pela inscrição não será devolvida, caso o (a) atleta (a) comunique a desistência da corrida fora do prazo previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor.

Artigo 15º. A inscrição na corrida é pessoal e intransferível, não podendo qualquer atleta ser substituído (a) por outro (a), em qualquer situação.

Parágrafo 1º O atleta que ceder seu número de peito para outra pessoa será responsável por qualquer acidente ou dano que esta venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Paróquia organizadora, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos.

Parágrafo 2º Caso haja fraude comprovada, principalmente em relação aos benefícios definidos por lei, o (a) atleta será desclassificado (a) da corrida, poderá responder por crime de falsidade ideológica e/ou documental perante as autoridades competentes e ficará impedido de participar de outras corridas organizadas pela Paróquia.

Artigo 16º. De acordo com a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo, a idade mínima para atletas se inscreverem e participarem de corridas de rua é de 14 (quatorze) anos, com as seguintes restrições:

- Provas com percurso até 5km: 14 (catorze) anos completos até 31 de dezembro do ano da prova;

- Provas com percurso menor que 10km: 16 (dezesseis) anos completos até 31 de dezembro do ano da prova;

- Provas com percurso de 10km até 30km: 18 (dezoito) anos completos até 31 de dezembro do ano da prova;

- Maratona e acima: 20 (vinte) anos completos até 31 de dezembro do ano da prova.

Parágrafo 1 – Conforme as regras da CBAt a corrida da Paróquia Divino Espírito Santo, aceitará apenas as inscrições de menores a partir de 16 anos completos conforme descrição acima, devido a prova ser de 7 km.

Parágrafo 2 - Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da corrida mediante autorização por escrito dos pais ou de um responsável legal. A autorização deverá estar acompanhada de cópia do documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do responsável e do documento de identidade com foto (RG) e Certidão de Nascimento do atleta, que será retida pela comissão organizadora no ato de entrega dos kits.

Parágrafo 3 - Serão desclassificados todos os atletas que não observarem a informação acima descrita.

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CAPÍTULO III – ENTREGA DE KITS

Artigo 17º. A entrega dos kits acontecerá nos dias que antecedem a corrida, na Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo, no horário de expediente. Conforme abaixo:

  • 02/05/2023 – 08:00 – 11:00 e 14:00 – 18:00 horas.

  • 03/05/2023 -  08h00 – 11:00 e 14:00 – 18:00 horas

  • 04/05/2023 – 08:00 – 11:00

Artigo 18º. O (a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela comissão organizadora, não terá mais oportunidade de fazê -lo.

Artigo 19º. A retirada do kit pelo atleta, será efetivada mediante apresentação de documento com foto (RG, CNH, CTPS).

Artigo 20º. A retirada de kits por terceiros só poderá ser efetivada mediante apresentação das cópias, originais ou foto digital do documento de Identidade com foto (RG ou CNH) do responsável e do atleta.

Artigo 21º. O KIT da corrida será composto por um número de peito, chip e camiseta.

Artigo 22º. No momento da retirada do kit o responsável deverá conferir os seus dados e o número de peito.

Artigo 23º. Não serão aceitas reclamações cadastrais como também dos itens que compõe o kit, após sua retirada.

Artigo 24º. O tamanho da camiseta fornecida está sujeito à alteração, de acordo com a disponibilidade.

Parágrafo único. O (a) atleta não poderá alegar impossibilidade de participar da corrida, caso não tenha camiseta em tamanho que lhe sirva.

Artigo 25º. O (a) atleta está autorizado a correr com sua própria camiseta, desde que seja respeitado o artigo 27º. do capítulo V deste regulamento.

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CAPÍTULO IV – INSTRUÇÕES E REGRAS PARA CORRIDA

Artigo 26º. Os atletas deverão dirigir-se ao local de largada com pelo menos meia hora de antecedência do horário definido para largada, quando serão dadas as instruções finais. A corrida será iniciada pelo toque buzina de ar ou similares. Os comandos para início da prova serão: cinco minutos, três minutos e um minuto devem ser dados antes do início da corrida. Ao comando “As suas marcas”, os atletas se reunirão na linha de largada na forma determinada pelos organizadores. O árbitro de partida deverá assegurar que nenhum atleta tenha seu pé (ou qualquer parte de seu corpo) tocando a linha de largada ou o solo à frente da mesma, e então deverá dar a largada da prova.

Parágrafo único - É obrigação do participante da prova ter o conhecimento do percurso e cumprir o trajeto demarcado pela organização em sua totalidade. (será divulgado previamente via mídias sociais da organizadora bem como no site do Morro-MT.

Artigo 27º. A cada atleta será fornecido um número que deve obrigatoriamente ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da corrida, sendo passíveis de desclassificação todo (a) atleta que não cumprir esta obrigação.

Artigo 28º. Os atletas devem estar atentos com eventuais desníveis, obstáculos, aclives ou declives que possam existir no percurso. A organizadora não se responsabiliza por possíveis defeitos na pista. Por conta disso, os atletas terão a informação das ruas que integram o percurso da corrida com antecedência.

A Saída - As corridas devem ser iniciadas pelo disparo de uma buzina de ar ou similares. Em provas que incluam grande número de Atletas, avisos de cinco minutos, três minutos e um minuto devem ser dados antes do início da corrida.

Artigo 29º. O (a) atleta que empurrar o (a) outro (a) atleta, de modo a impedir sua progressão, estará passível de desclassificação da corrida.

Artigo 30º. Não será permitido ao atleta continuar a corrida que tenha voluntariamente deixado o percurso.

Artigo 31º. O (a) atleta deve retirar-se imediatamente da corrida se assim for determinado por um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora.

Artigo 32º. A corrida terá duração máxima de 2h (duas horas) sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após este período. O ATLETA que não estiver dentro do tempo projetado (Tempo de corte) nos pontos do percurso, será responsável por sua participação na prova, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.

Parágrafo único - A organização não pode se responsabilizar pelas condições da pista, ou pelos defeitos apresentados em todo o trajeto, por tratar-se de vias públicas e de ampla utilização por veículos e etc.

Artigo 33º. A segurança da prova receberá apoio dos órgãos competentes e a coordenação proverá pessoal para a orientação aos participantes até o limite das 2h de prova;

Artigo 34º. Desclassificação – o atleta será desclassificado nos seguintes casos:
a) quando houver troca de número ou do chip eletrônico;
b) ceder o número, chip eletrônico a outro atleta inscrito ou não inscrito na prova;
c) não usar o número de peito corretamente fixado e aberto na parte frontal da camiseta
d) deixar de passar nos pontos determinados como “pontos de controles”; Apoio Institucional: Patrocínio : Realização:
e) largar antes da autorização do diretor da prova; pular grades ou adentrar a pista ilegalmente durante a largada;
f) empurrar, cortar caminho, pegar carona ou outras formas de burlar as normas da prova para alcançar qualquer tipo de vantagem.

Artigo 35º. A Organização reserva-se o direito de incluir no evento ATLETAS especialmente convidados;


CAPÍTULO V – PREMIAÇÃO

Artigo 36º. Serão premiados os atletas classificados conforme descrição abaixo:

  • GERAL Masculino e Feminino

  • 1º Lugar Masculino: R$ 700,00 + troféu
  • 2º Lugar Masculino: R$ 400,00 + troféu
  • 3º Lugar Masculino: R$ 200,00 + troféu

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  • 1º Lugar Feminino: R$ 700,00 + troféu

  • 2º Lugar Feminino: R$ 400,00 + troféu

  • 3º Lugar Feminino: R$ 200,00 + troféu


 

  • PCDs Masculino e Feminino

  • 1º Lugar Masculino: troféu

  • 1º Lugar Feminino: troféu

  • GERAL Masculino e Feminino – faixa etária

  • 1º Lugar 18 a 29 anos Masc/Fem: R$100,00 + troféu

  • 1º Lugar 30 a 39 anos Masc/Fem: R$100,00 + troféu

  • 1º Lugar 40 a 49 anos Masc/Fem: R$100,00 + troféu

  • 1º Lugar 50 a 59 anos Masc/Fem: R$100,00 + troféu

  • 1º Lugar 60 a 69 anos Masc/Fem: R$100,00 + troféu

  • 1º Lugar 70 anos acima Masc/Fem: R$100,00 + troféu

 

Parágrafo 3 - Seguindo recomendações da Federação de Atletismo, para a premiação de atletas menores de 18 anos, segue trecho da Norma 07 da CBAt - Confederação Brasileira de Atletismo:

“Não é permitida premiação pecuniárias para atletas menores de18 (dezoito) anos”.

Esses atletas serão premiados com Troféu e medalha e apenas para o 1º colocado masculino e feminino.

Parágrafo 4 - Todos os inscritos para a corrida que concluírem receberão medalha de participação, mediante a entrega do número de inscrição.

Parágrafo 5 - Haverá cerimônia de premiação no pódio, para os atletas classificados conforme descrito no caput deste artigo.

Artigo 37º Todos os ATLETAS, que tiverem seus nomes chamados para premiação, deverão encaminhar-se imediatamente à área de premiação;

Artigo 38º A organização se reserva ao direito de incluir qualquer outro tipo de premiação, ranking ou participação especial que será divulgada no site do EVENTO, ou durante a realização dele.

Parágrafo único - Qualquer reclamação sobre o resultado final da competição deverá ser feita, por escrito, até trinta minutos após a divulgação.

 

Artigo 39º Os resultados oficiais da 4º CORRIDA DIVINO ESPÍRITO SANTO serão informados através do site oficial do evento, www.morro-mt.com.br, no prazo de 48 horas após o término da prova;

 

 

 


CAPÍTULO VI - CONDIÇÕES FÍSICAS DOS ATLETAS E SERVIÇOS DE APOIO

Artigo 40º. Todos (as) os (as) atletas deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da corrida, sendo conhecedores de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida. A comissão organizadora não se responsabilizará pela saúde física dos atletas.

Artigo 41º. O (a) atleta é responsável pela decisão de participar da corrida, avaliando sua condição física, desempenho e julgando por si só se deve ou não continuar ao longo da competição.

Parágrafo único. A Comissão Organizadora poderá, seguindo recomendação do médico responsável pela corrida, determinar que o (a) atleta interrompa ou não participe da corrida.

Artigo 42º. A Comissão organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela participação na corrida. Porém, em cumprimento as normas da CBAt, será disponibilizado um serviço de ambulância para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.

Artigo 43º. O (a) atleta ou seu (sua) acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a comissão organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.

Artigo 44º. Ao longo do percurso da corrida haverá postos de hidratação conforme determinado pela CBAt.


CAPÍTULO VII – DIREITOS DE IMAGEM E DIREITOS AUTORAIS

Artigo 45º. O(a) atleta que se inscreve e consequentemente participa da corrida está incondicionalmente aceitando e concordando em ter sua imagem e voz divulgada através de fotos, filmes, rádio, jornais, revistas, internet, vídeos e televisão, ou qualquer outro meio de comunicação, para usos informativos, promocionais ou publicitários relativos à corrida, sem acarretar nenhum ônus a organizadora e aos patrocinadores, renunciando o recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com tais direitos em qualquer tempo/data.

Artigo 46º. Todos os atletas, staffs, organizadores cedem no ato de inscrição todos os direitos de utilização de sua imagem e voz para a comissão organizadora e para os patrocinadores desta corrida.

Artigo 47º. A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo relativos à corrida têm os direitos reservados aos organizadores e patrocinadores

Parágrafo único. Qualquer forma de divulgação de imagens da corrida ou interesse em destinar um profissional para a cobertura da corrida estará sujeita à autorização e aprovação pela comissão organizadora.

Artigo 48º. Todos os direitos autorais relativos a este regulamento e a presente corrida pertencem à comissão organizadora.


CAPÍTULO VIII – SUSPENSÃO, ADIAMENTO E CANCELAMENTO DO EVENTO ESPORTIVO

Artigo 49º. A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a corrida, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova data para realização da corrida.

Parágrafo 1º Os (as) atletas ficam cientes que deverão assumir, no ato da inscrição, todos os riscos e danos da eventual suspensão da corrida (iniciada ou não) por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior, não gerando qualquer responsabilidade para a comissão organizadora.

Parágrafo 2º Na hipótese de suspensão do evento esportivo não haverá devolução do valor de inscrição.

Artigo 50º. A corrida poderá ser adiada ou cancelada a critério da comissão organizadora, sendo comunicado aos inscritos esta decisão pelo site oficial da corrida.

Parágrafo 1º Na hipótese de adiamento da corrida e a consequente divulgação de nova data os inscritos terão o prazo de 07 (sete) dias para solicitarem a devolução do valor da inscrição, contados da comunicação aos inscritos, sob pena de renúncia a este direito.

Parágrafo 2º Na hipótese de cancelamento da corrida (sem divulgação de nova data) os inscritos deverão solicitar o reembolso da inscrição no prazo de 07 (sete) dias, contados da comunicação aos inscritos, sob pena de renúncia a este direito.


CAPÍTULO IX – DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 51º. A segurança da corrida receberá apoio dos órgãos competentes e haverá sinalização para a orientação dos atletas.

Artigo 52º. Não haverá reembolso, por parte da comissão organizadora, bem como de seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente ou dano aos equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos atletas no evento, independente de qual for o motivo, tão pouco, por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que porventura os atletas ou terceiros venham a sofrer durante a participação na corrida. Os custos de transporte, hospedagem, alimentação, seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma serão de responsabilidade exclusiva do (a) atleta.

Artigo 53º. As dúvidas ou solicitações de informações técnicas deverão ser enviadas por e-mail para a comissão organizadora do evento para que seja registrada e respondida a contento.

Artigo 54º. A comissão organizadora poderá, a seu critério ou conforme as necessidades da corrida, alterar ou revogar este regulamento, total ou parcialmente, informando as mudanças pelo site oficial da corrida.

Artigo 55º. As dúvidas ou omissões deste Regulamento serão dirimidas pela Comissão organizadora da corrida de forma soberana, não cabendo recurso destas decisões.

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento e da Norma 07 e Anexos publicada no site da CBAt (www.cbat.org.br), estando de acordo com todos os itens supracitados e de todas as decisões da organização, comprometendo-se a não recorrer a nenhum órgão ou Tribunal da Justiça Comum no que diz respeito a qualquer punição imputada pelos organizadores do evento.

 

 

 

 

 

 

Realizador: Paróquia Divino Espírito Santo – Morada da Serra,

Organizadores: Raulin Leal, Anderson Queiroz, Sebastião Campos e Leandro Brito 

Contatos: (65) 99290-0290 / (65) 99252-6889

E-mail: profanderson.edf@gmail.com